Professores/as do NUVIC publicam artigo resultante de ações do PIBID durante a pandemia

02/12/2022 16:26

 

     Os/as professores Rogério Machado Rosa, Marta Corrêa de Moraes e Simone Vieira de Souza, em coautoria, acabam de publicar o artigo intitulado “(DES)ENCANTOS DA DOCÊNCIA NA PANDEMIA E A ALEGRIA COMO POTÊNCIA DE VIDA”, na Revista Teias, do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ.

     O artigo fala sobre os encontros realizados no projeto Acolhe PIBID, que promoveu grupos de atenção psicossocial em Educação e Saúde para professoras e demais trabalhadoras de uma escola estadual da Grande Florianópolis, durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma experiência produzida com estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Pedagogia da UFSC, e que buscou atender à demanda de escuta e diálogo sobre as aflições da/na docência durante a pandemia.

     Foram construídas cinco rodas de conversa pelo Google Meet, com um tempo médio de duração de duas horas, que ocorreram quinzenalmente, no período noturno. Os temas e as rodas privilegiaram a criação de um processo de olhar/sentir/pensar as veias abertas, de falar sobre os matizes da violência no ofício de ser professora, atravessada pelos desafios de uma pandemia, agravada pelo (in)gerenciamento da crise sanitária no Brasil.

     Segundo os/as autores/as, essas mediações e intervenções buscaram cumprir uma função psicossocial de relevo no que diz respeito à necessidade de, simultaneamente, cuidarem se si e dos/as outros/as por meio de diferentes modalidades de encontros. Reiteram que produzir redes de cuidado e proteção, afirmando a alegria como potência de vida, no sentido de aprender e ensinar formas coletivas de resistir às violências e produzir saúde, é uma das tarefas ético-estético-políticas e pedagógicas da educação.

Para acesso ao artigo: CLIQUE AQUI

Boa leitura <3