Educação, relações étnico-raciais, gênero e ações afirmativas
PROJETOS DE PESQUISA
Profa. Dra. Joana Célia dos Passos
2014 – Atual
Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais
Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto, será desenvolvido em parceria entre seis universidade federais: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará. O principal objetivo é realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa com o foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas instituições. A análise conjunta e comparativa nas instituições será desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto será desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Joana Célia dos Passos – Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues – Coordenador / Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira – Integrante / Ivan Costa Lima – Integrante / Dayse Cabral de Moura – Integrante / Valter Roberto Silvério – Integrante / Maria Walburga dos Santos – Integrante / Fabiana Luci Oliveira – Integrante / Nattana Marques Pires – Integrante / Fabienne Neide da Cunha – Integrante / Camila Santana – Integrante / Ana Paula Ludwig – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
2013 – Atual
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN): a participação das pesquisadoras negras na produção do conhecimento científico em geral e em relações raciais e de gênero.
Descrição: O projeto tem como objetivos: Geral: Examinar a participação das pesquisadoras negras na Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), na produção do conhecimento científico em geral e em relações raciais e de gênero. Específicos: – Construir e analisar o perfil das pesquisadoras que integram a ABPN como filiadas considerando os aspectos de raça/cor, faixa etária, formação, área de atuação, áreas de pesquisa, produção bibliográfica e participação em movimentos sociais. – Construir a trajetória de pesquisadoras negras para compreender sua inserção acadêmica. – Examinar a intersecção raça-gênero nos interesses gerais da ABPN, nas temáticas dos congressos realizados e nos objetos de pesquisa dos/as filiados/as. – Fortalecer as ações de pesquisa no campo das relações de gênero e raça na Universidade do Sul de Santa Catarina com o intuito de a médio prazo constituir um grupo de pesquisa com esse foco. – Socializar os resultados da pesquisa em eventos nacionais como: Seminário Internacional Fazendo Gênero; Congresso Nacional de Pesquisadores/as Negros/as; Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e ANPED Sul. – Divulgar e dialogar com os interlocutores dentro e fora do universo acadêmico, a partir dos conhecimentos produzidos na pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Joana Célia dos Passos – Coordenador / Tatiane Cosentino Rodrigues – Integrante / Azânia Mahin Romão Nogueira – Integrante / Angeli Cristina Fidelis – Integrante / Fabienne Neide da Cunha – Integrante / Marlene Gonçalves Lopes – Integrante / Priscila Cristina Freitas – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
2012 – 2013
As transformações na cultura acadêmica da UFSC pós ações afirmativas
Descrição: O objetivo da pesquisa é investigar as transformações acadêmicas e suas configurações derivadas da presença de jovens negros no cotidiano da universidade, após a implantação das ações afirmativas na UFSC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Joana Célia dos Passos – Coordenador / Ilse Scherer-Warren – Integrante / Paula Batistela – Integrante / Vera Belo – Integrante