Biodanza
PROJETO BIODANZA
O Projeto de extensão “Biodanza: Aprendizagem vivencial sobre o ‘cuidado’”, vem acontecendo desde o ano de 2013 sob a mediação da professora Susana Pasinatto. Acontece uma vez por semana e tem como público educadores(as), servidores e estudantes da UFSC e comunidade em geral.
SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A BIODANZA:
Nas palavras de seu criador o Antropólogo e Psicólogo chileno Rolando Toro Araneda, já na década de 60 afirmava: “Biodanza é um sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida”. Entende-se como integração afetiva o restabelecimento da unidade perdida entre a espécie humana e a natureza. O núcleo integrador desta unidade é a afetividade, que influencia sobre os centros reguladores límbicos-hipotalâmicos, os que por sua vez influenciam sobre os instintos, vivências e emoções.
A renovação orgânica diz respeito a ação sobre a auto regulação orgânica. Este processo se dá especialmente mediante a diminuição da ação do nosso controle racional, ativando assim, processos de regulação global das funções biológicas, diminuindo os fatores de desorganização e stress.
A reaprendizagem das funções originárias da vida significa aprender a viver a partir dos instintos que conservam a vida e permitem sua evolução. A Biodanza é uma proposta vivencial de conexão com a vida.
Os encontros semanais de Biodanza acontecem sempre em grupo e são compostos de um momento teórico e outro de propostas de movimentos (exercícios) deflagrados por músicas específicas que proporcionam uma maior integração do ser humano consigo mesmo, com o outro e com o todo.
A Biodanza está pautada no Princípio Biocêntrico. Um paradigma inspirado na intuição do universo organizado em função da vida. Portanto, consiste em uma proposta de reformulação de nossos valores culturais, que toma como referencial primeiro, o respeito pela vida. O Princípio Biocêntrico propõe a potencialização da vida
e a expressão de seus poderes evolutivos. Deste ponto de vista, a Biodanza é fundamentada nas leis universais que conservam e permitem a evolução da vida. Todas as ações de Biodanza se orientam em ressonância com o fenômeno profundo e comovedor da vida de cada indivíduo na relação com o outro e o meio em que vive.
A Biodanza emprega uma metodologia vivencial, dando ênfase a experiência vivida (mais que a informação verbal), permitindo começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão. Assim, cada participante vai desenvolvendo a capacidade de autoria da vida e como tal participante da construção de uma sociedade fundada em princípios éticos de solidariedade, cooperação, amorosidade e coragem para defender sua Identidade.
Para saber mais: www.biodanzasc.com