NUVIC divulga o texto “População em situação de rua, violações de direitos e modos (est)ético-políticos de resistência: a rua como palco da acontecimentalização da existência”
O NUVIC divulga o texto “População em situação de rua, violações de direitos e modos (est)ético-políticos de resistência: a rua como palco da acontecimentalização da existência”. Escrito pelo professor Rogério Machado Rosa (NUVIC/LAPEE), em coautoria com Ianka Marcele Silva Oliveira e Gisely Pereita Botega, o artigo acaba de ser publicado no volume 26 da Revista INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA.
Na publicação, as autoras abordam os processos de resistências e os modos de enfrentamentos (est)ético-políticos produzidos por pessoas em situação de rua, frente às violações de seus direitos. Epistemologicamente, orientam-se principalmente pela teorização relativa às relações de poder desenvolvidas por Michel Foucault, articulando-a à problemática da necropolítica, proposta por Achille Mbembe. Ao longo do texto, lançam questionamentos que visam dar visibilidade às relações de poder que atravessam a vida na rua; e com isso propõem rupturas com lógicas hegemônicas e universais referente às possibilidades de existência dessas populações.
Para ler o texto na íntegra CLIQUE AQUI