Semana do Magistério da Escola Anibal Nunes Pires conta com a participação do NUVIC

22/11/2022 20:49

Na noite do dia 21.11.22, o professor Rogério Machado Rosa proferiu a palestra de abertura da Semana do Magistério da Escola de Educação Básica Anibal Nunes Pires. A convite da professora Marta Corrêa de Moraes, supervisora acadêmica do Estágio da Licenciatura em Psicologia desenvolvido na escola e integrante da organização do evento, e sob mediação do professor Davi de Codes, o tema abordado no encontro foi: “A Educação como Potência de Vida e a produção de Saúde Mental na Escola”. Ao longo da palestra, foram produzidos e compartilhados alguns “lampejos de pensamentos” acerca das possibilidades de se afirmar a escola como lugar de garantia de proteção, promoção de acolhimento e produção de alegrias.

A Saúde Mental, assim, foi discutida na perspectiva de um paradigma ético-estético-político o qual nos provoca a pensar a escola como lugar de afirmação do direito ao bem-viver dos sujeitos na radicalidade das suas existências; paradigma este que entende a educação como forma de potencializar a vida e de resistência às violências que degradam a condição humana: tudo que nos deixa tristes, e, consequentemente, adoecidos mentalmente do pondo de vista coletivo/individual (pobreza, racismo, capacitismo, transfobia, machismo, autoritarismo…). Foi um momento intenso, alegre e eivado de reflexões voltadas para uma concepção de educação engajada ética-estética-política e pedagogicamente com a afirmação da vida, sem restrições.