NUVIC participa da “I formação para integrantes do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola – NEPRE”

29/06/2022 15:45

No dia 28.06.22, a com convite da coordenação regional do NEPRE, a prof.ª Marta Corrêa de Moraes (MEN/NUVIC/UFSC) e o prof. Rogério Machado Rosa (MEN/NUVIC/UFSC) participaram da “I formação para integrantes do NEPRE” da Rede Estadual de Educação. O evento envolveu cerca de 200 profissionais da educação (professoras/es, coordenadoras/es pedagógicos/as, diretoras/es, técnicos em educação, psicólogas, assistentes sociais…) de 114 escolas representantes de 13 municípios (Florianópolis; São José; Palhoça; Governador Celso Ramos; Biguaçu; Antônio Carlos; São Pedro de Alcântara; Santo Amaro da Imperatriz; Angelina; Rancho Queimado; Águas Mornas; São Bonifácio e Anitápolis).

O minicurso intitulado “Cuidar de Si, cuidar da Outra: por uma ética da “não violência” propôs reflexões relativas às políticas e às práticas de resistência às violências na escola e suas dimensões ético-políticas. A partir de uma abordagem dialógica, buscou-se desenvolver um ambiente de composição de saberes e experiências encorados nos lugares de fala das/os participantes. Instaurou-se uma ética autorreflexiva que as/os convidou a interrogar os possíveis catalizadores de violências (machismos, homofobia, racismo, transfobia, misoginia, capacitismo, adultocentrismo…) presentes em suas/nossas concepções de mundo e de educação.

Para pensar e agir na direção de uma Escola que Protege, entendemos ser urgente a disseminação de saberes e a instauração de diálogos sobre Ética do Cuidado e Ética da não Violência na formação das/os profissionais da educação, especialmente daqueles/as participantes do NEPRE.