Livros e Capítulos
LIVROS
PASSOS, J. C. (Org.) ; SCHERER-WARREN, I. (Org.) . Relações raciais nas universidades: os controversos caminhos da inclusão. 01. ed. Florianópolis: Atilende, 2014. v. 1. 143p .
SOUSA, Ana Maria Borges de.; BARBOSA, Isabella Maria Benfica. (Org.). Cuidar da Educação, Cuidar da Vida. Florianópolis: UFSC-CED-NUVIC, 2011.
ROSA, Rogério. Machado. (Org.); LEITE, Amanda Maurício Pereira (Org.). Módulo III: educação, escola e violências. 1. ed. Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2011. 159 p.
NOGUEIRA, J. C. (Org.) ; PASSOS, J. C. (Org.) ; SILVA, V. B. M. (Org.) . Negros no Brasil: política, cultura e pedagogias. 1. ed. Florianópolis: Atilènde, 2010. 186p .
PASSOS, J. C. (Org.) ; NASCIMENTO, T. T. (Org.) . A terra e o povo negro: histórias, políticas e desenvolvimento no meio rural brasileiro. 1. ed. Florianópolis: Quorum Comunicação, 2010. v. 01. 126p.
LIMA, Patrícia de Moraes (Org.); MIGUEL, D. S. (Org.). Violências em (com) textos. Florianópolis: editora da Udesc, 2010. v. 500. 250 p.
LIMA, Patrícia de M ; DORNELES, Leni V. Sobre a produção dos infantis e os (im)pensáveis percursos da pesquisa com crianças. IN: DORNELES, Leni Vieira; FILHO, Altino José Martins. Crianças (entre) lugares: na pesquisa, família e escola . Ed. Mediação -Rio Grade do Sul .
SOUSA, Ana Maria B; LIMA, Patrícia de Mores; MIGUEL, D. S. Módulo I: gestão do cuidado e educação biocêntrica. Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2010. 113 p.
ZAPELINI, Cristiane Antunes Espindola (org). Módulo 2 : violências, rede de proteção e sistema de garantia de direitos. Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2010. 280p.
SOUSA, Ana Maria B. (Org.); Vieira, Alexandre (Org.); LIMA, Patrícia de Moraes (Org.) Ética e Gestão do Cuidado: a infância em contextos de violências. 01. ed. Florianópolis: Núcleo de Publicações – NUP/CED, 2006. 256 p.
CAPÍTULOS
PASSOS, J. C. ; CRUZ, T. M. ; MWEWA, C. M. . Acesso e Educação Superior no ambito das ações afirmativas. In: António Teodoro; José Beltrán. (Org.). Sumando voces: ensayos sobre educación superior en términos de igualdad e inclusión social. 01ed.Buenos Aires, Argentina: Miño Y Dávila, 2014, v. 001, p. 203-214. http:// http://roderic.uv.es/bitstream/handle/10550/34764/SumandoVocesHernandez.pdf?sequence=1
PASSOS, J. C. . Juventude negra, escolarização e heranças de desigualdades no Brasil contemporâneo. In: Ilse Scherer-Warren; Joana Célia dos Passos. (Org.). Relações étnico-raciais: os cotroversos caminhos da inclusão. 1ed.Florianópilis: Atilende, 2014, v. 1, p. 77-98.
PASSOS, J. C. ; LAFFIN, M. H. L. F. . As desigualdades educacionais, a população negra e a educação de jovens e adultos. In: Maria Hermínia Lage Fernandes. (Org.). Educação de Jovens e Adultos, diversidade(s) e o mundo do trabalho. 1ed.Ijuí,RS: Editora da UNIJUÌ, 2012, v. 1, p. 103-162.
PASSOS, J. C. ; VAZ, A. F. ; MOMM, C. M. . A educação para as relações étnico-raciais como política pública na educação infantil. In: Alexandre Fernandez Vaz; Caroline Machado Momm. (Org.). Educação infantil e sociedade: questões contemporâneas. 1ed.Nova Petrópolis, RS: Nova Harmonia Ltda, 2012, v. 1, p. 103-120.
PASSOS, J. C. ; AGUIAR . Desenvolvimento rural no Brasil e desigualdades raciais. In: PASSOS, J.C.;NASCIMENTO, T.T;. (Org.). A terra e o povo negro: histórias, políticas e desenvolvimento no meio rural brasileiro. 1ed.Florianópolis: Quorum Comunicação, 2010, v. 1, p. 73-110.
PASSOS, J. C. ; NOGUEIRA, J. C. ; SILVA, V. B. M. . Contribuições do Núcleo de Estudos Negros na construção e formulação da Pedagogia Multirracial e Popular. In: Joana Célia dos Passos; João Carlos Nogueira; Vânia Beatriz Monteiro da Silva. (Org.). Negros no Brasil: política, cultura e pedagogias. 1ed.Florianópolis-SC: Atllènde, 2010, v. 1, p. 65-82.
ASSOS, J. C. ; SILVA, V. B. M. ; ALMEIDA, J. N. . Relações étnico-raciais no Brasil e formação acadêmica: uma experiência de debate. In: Diana Carvalho de Carvalho;IlanaLaterman;LeandroBelinasoGuimarães;NelitaBortoloto. (Org.). Experiências pedagógicas com o ensino e formação docente: desafios contemporâneos. 1ed.Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores, 2009, v. 01, p. 145-168.
PASSOS, J. C. . Concepções de educação de jovens e adultos. In: Maria Hermínia Lage F. Laffin. (Org.). Educação de jovens e adultos na diversidade. 01ed.Florianópolis,SC: CED/UFSC/LANTEC, 2009, v. 01, p. 166-198.
PASSOS, J. C. .A educação de jovens e adultos e a promoção da igualdade racial no Brasil. In: AGUIAR,A.S.;OLIVEIRA,I;AZEVEDO,J.M;ALVARENGA,M.S.;SILVA;P.B.G.OLIVEIRA,R.;. (Org.). Educação e diversidade. 1ed.Recife: Gráfica J.LUiz Vasconcelos Ed., 2009, v. 2, p. 101-123. http:// https://www.ufpe.br/cead/estudosepesquisa/textos/joana_celia2.pdf
PASSOS, J. C. . Relações raciais na escola: um desafio educacional contemporâneo. Educação e infância: múltiplos olhares, outras leituras. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2009, v. , p. 111-122.
PASSOS, J. C. .Pra vida aprendi bastante: a educação de jovens e adultos na perspectiva de jovens negros. In: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. (Org.). Crianças, jovens e adultos: diferentes processos e mediações escolares. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008, v. , p. -.
PASSOS, J. C. . O projeto pedagógico escolar e as relações raciais: a implantação dos conteúdos de história e cultura afrobrasileira e africana nos currículos escolares. In: Vânia Beatriz Monteiro da Silva; Justina Inês Sponchiado. (Org.). Contribuições para a educação das relações étnico-raciais. 1ed.Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008, v. , p. 15-24.
PASSOS, J. C. . A presença de jovens negros e negras em programas de EJA. In: AGUIAR, M. A.; OLIVEIRA, I.; SILVA, P.B.G.; SSIS, A.; OLIVEIRA, R. (Org.). Educação como exercício de diversidade: em busca de perspectivas dos negros brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro; Brasília: ANPED; SECAD/MEC, 2007, v. 1, p. -.
PASSOS, J. C. . As práticas educativas do movimento negro. In: UNESCO, MEC RAAAB. (Org.). Coleção Educação para Todos. 2ªed.Brasília: UNESCO, 2007, v. , p. 01-15 http://http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=655-vol3const-pdf&Itemid=30192
PASSOS, J. C. . Escolarização de jovens negros e negras. In: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva; Regina Pahim Pinto; Iolanda de Oliveira. (Org.). Negro e educação: escola, identidades, cultura e políticas públicas. 1ed.São Paulo: Anped; Ação Educativa, 2005, v. 03, p. 53-65.
LIMA, Patrícia de Moraes ; Daniel Felix . Sous les ailes d’Éros et de Kairos: cartographie des dérives et du hasard dans les récits de Lispector, Sarraute, Gide , Genet et Pompeia. In: Jonathan Pollock. (Org.). Pratiques du Hassard : pour un matérialismo de la rencontre. 1ed.Perpignan: Collection Études Presses Universitaires de Perpignan, 2012, v. 1, p. 141-152.
LIMA, Patrícia de Moraes . O governo da infância e a arte do cuidado de si. In: Ana Maria BoRges de Sousa ; Isabella Benfica Barbosa. (Org.). Cuidar da Educação, cuidar da vida. Florianópolis: UFSC-CED-NUVIC, 2011.
GROFF, Apoliana R. e STRAPPAZZON, André L. Formação de educadores/as na temática das violências: uma ‘estética das possibilidades’. In SOUSA, Ana Maria Borges de; BARBOSA, Isabella Benfica (Orgs). Cuidar da Educação, cuidar da vida. Florianópolis: UFSC-CED-NUVIC, 2011.
ROSA, Rogério. Machado; SCHIOCHETT, Daniel. A est(é)tica do cuidado: da(r) palavra ao seu desdobramento corporal. In: I. Sousa, Ana Maria Borges de. II. Barbosa, Isabella Maria Benfica. (Org.). Cuidar da Educação, Cuidar da Vida. Florianópolis: UFSC-CED-NUVIC, 2011, v. 01, p. 103-113.
LIMA, Patrícia de Moraes. Cartografias, tempos e espaços da escola: linhas e fluxos de um (outro) desejo. In: Lima, Patrícia de Moraes; Miguel, Denise Soares. (Org.). Violências em (com) textos. Florianópolis: Editora da UDESC, 2010, v. 500, p. 34-46.
ROSA, Rogério. Machado. Corporeidades masculinas em transe: po(ét)icas da docência e celebração da experiência queer. In: (Org’s.) MIGUEL, Denise Soares e LIMA, Patrícia de Moraes. (Org.). Violências em (Com) Textos: olhares. Florianópolis: UDESC, 2010, v. 500, p. 107-130.
PASSOS, J. C. ; AGUIAR . Desenvolvimento rural no Brasil e desigualdades raciais. In: PASSOS, J.C.;NASCIMENTO, T.T;. (Org.). A terra e o povo negro: histórias, políticas e desenvolvimento no meio rural brasileiro. 1ed.Florianópolis: Quorum Comunicação, 2010, v. 1, p. 73-110.
PASSOS, J. C. ; NOGUEIRA, J. C. ; SILVA, V. B. M. . Contribuições do Núcleo de Estudos Negros na construção e formulação da Pedagogia Multirracial e Popular. In: Joana Célia dos Passos; João Carlos Nogueira; Vânia Beatriz Monteiro da Silva. (Org.). Negros no Brasil: política, cultura e pedagogias. 1ed.Florianópolis-SC: Atllènde, 2010, v. 1, p. 65-82.
PASSOS, J. C. ; SILVA, V. B. M. ; ALMEIDA, J. N. . Relações étnico-raciais no Brasil e formação acadêmica: uma experiência de debate. In: Diana Carvalho de Carvalho;Ilana Laterman;Leandro Belinaso Guimarães;Nelita Bortoloto. (Org.). Experiências pedagógicas com o ensino e formação docente: desafios contemporâneos. 1ed.Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores, 2009, v. 01, p. 145-168.
PASSOS, J. C. . Concepções de educação de jovens e adultos. In: Maria Hermínia Lage F. Laffin. (Org.). Educação de jovens e adultos na diversidade. 01ed.Florianópolis,SC: CED/UFSC/LANTEC, 2009, v. 01, p. 166-198.
PASSOS, J. C. . A educação de jovens e adultos a a promoção da igualdade racial no Brasil. In: AGUIAR,A.S.;OLIVEIRA,I;AZEVEDO,J.M;ALVARENGA,M.S.;SILVA;P.B.G.OLIVEIRA,R.;. (Org.). Educação e diversidade. 1ed.Recife: Gráfica J.LUiz Vasconcelos Ed., 2009, v. 2, p. 101-123.
PASSOS, J. C. . Relações raciais na escola: um desafio educacional contemporâneo. Educação e infância: múltiplos olhares, outras leituras. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2009, v. , p. 111-122.
PASSOS, J. C. . Pra vida aprendi bastante: a educação de jovens e adultos na perspectiva de jovens negros. In: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. (Org.). Crianças, jovens e adultos: diferentes processos e mediações escolares. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008.
PASSOS, J. C. . O projeto pedagógico escolar e as relações raciais: a implantação dos conteúdos de história e cultura afrobrasileira e africana nos currículos escolares. In: Vânia Beatriz Monteiro da Silva; Justina Inês Sponchiado. (Org.). Contribuições para a educação das relações étnico-raciais. 1ed.Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008, p. 15-24.
SOUSA, Ana Maria B. Corpo, violência e fracasso escolar. In: Paulo Meksenas; Patrícia Laura Torriglia. (Org.). Pensando a Educação: perspectivas, contextos e práticas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009, v., p. 187-200.
SOUSA, Ana Maria B. O sentido institucional de acolher: por uma gestão do cuidado com as crianças. In: Ana Maria Borges de Sousa, Alexandre Vieira, Patrícia de Moraes Lima. (Org.). Ética e Gestão do Cuidado: a infância em contextos de violências. 1 ed. Florianópolis: Núcleo de Publicações – NUP/CED, 2006, v. 01, p. 21-46.
SOUSA, Ana Maria B. INFÂNCIA E VIOLÊNCIA: O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO? In: FLORES, Feliciano Edi Vieira. (Org.). Educação Biocêntrica: aprendizagem visceral e integração afetiva. 01 ed. Porto Alegre: Evangraf, 2006, v. 01, p. 103-116.
LIMA, Patrícia de Moraes. Infância e experiência. In: SOUSA, Ana Maria B. de (et al.). Ética e gestão do cuidado: a infância em contexto de violências. 1 ed. Florianópolis: Núcleo de Publicações – NUP/CED, 2006, v. 01, p. 47-62.
MORAES, M. C.; ZAPELINI, C. A. A gestão do cuidado sob a ótica da formação de educadores. In: Ana Maria Borges de Sousa; Alexandre Vieira; Patrícia de Moraes Lima. (Org.). Ética e Gestão do Cuidado: a infância em contextos de violências. 1 ed. Florianópolis: Núcleo de Publicações – NUP/CED, 2006, v. 01, p. 211-221.
SOUSA, Ana Maria B. Educação Biocêntrica: um caminho para superação da violência escolar. In: FLORES, Feliciano Edi Vieira. (Org.). Educação Biocêntrica: aprendizagem visceral e integração afetiva. 01 ed. Porto Alegre: Evangraf, 2006, v. 01, p. 143-154.
ROSA, Rogério. Machado. Gênero e sexualidade: abalando fronteiras heteronormativas na escola. In: Ana Maria Borges de Souza; Alexandre Vieira; Patricia de Moraes Lima. (Org.). Ética e Gestão do Cuidado: a infância em contextos de violências. 1 ed. Florianópolis: Núcleo de Publicações – NUP/CED, 2006, v. 01, p. 133-150.
SOUSA, Ana Maria B. A violência na escola: a leitura construída pela Folha. In: Carlos Eduardo dos Reis. (Org.). Violência Escolar: a perspectiva da Folha de São Paulo. 01 ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2004, v. 01, p. 11-14.