O NUVIC

Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências – NUVIC

    O Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC) foi criado em 2002, e caracteriza-se por ser um espaço interinstitucional, com foco em estudos e pesquisas sobre as violências, vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É um núcleo que, epistemologicamente, se orienta, se organiza e se movimenta interdisciplinarmente; já que compreende as violências como fenômenos complexos, multifacetados e situados em termos geopolíticos, culturais e institucionais.

     No âmbito dos eixos Ensino, Pesquisa e Extensão o NUVIC se destaca pelo desenvolvimento de projetos que articulam comunidades e grupos populares, escolas públicas, instituições socioeducativas e Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Assim, mantém diálogos com profissionais, estudantes/pesquisadores(as) e representantes comunitários cujo interesse em comum consiste na realização de pesquisas e ações que problematizem e recusem as violências.

    Os(as) integrantes e pesquisadores(as) do NUVIC são professores(as) da UFSC, estudantes do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSC), das Licenciaturas e outros Cursos de Graduação da UFSC; além de professores(as) e profissionais de diferentes instituições sociais. A partir das linhas de pesquisa: a) Educação, relações étnico-raciais, gênero e ações afirmativas b) Gestão do Cuidado, Educação e Violências; c) Infâncias, Direitos, Experiência e Educação, o NUVIC produz conhecimentos que subsidiam Políticas Públicas destinadas à educação e ao enfrentamento às violências, com o foco nos estudos das infâncias, relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade e formação de professores(as).

    O NUVIC sistematiza e preocupa-se em divulgar as reflexões construídas no decorrer das pesquisas e projetos de extensão ofertados à comunidade. Suas produções são divulgadas em artigos científicos e livros, além de serem apresentadas em eventos científicos nacionais e internacionais.  Suas reflexões e estudos contribuem, ainda, para o Fórum Permanente de Debates sobre os resultados das pesquisas; orientações de teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de cursos de especialização e de conclusão de curso de graduação. Nas atividades de extensão são priorizadas(os) educadoras(os) e estudantes das redes públicas de ensino, profissionais da Rede de Proteção e Atendimento às crianças e adolescentes de Florianópolis e as Redes Municipais e Estadual de Educação.